Saudações!

Alguma vez já te convidaram para uma aventura épica?

A geração que veio para liderar a mudança precisa de você para confiar em si e despertar o seu pleno potencial.

Escolha um dos jogos, baixe os manuais e descubra a maior aventura da sua vida!

O que é a Jornada X?

Jornada X é uma gincana empreendedora que desafia educadores e estudantes a, brincando, aprenderem como transformar o seu lugar… de verdade!

Assista ao vídeo de Edgard Gouveia Jr, de 3 minutos.

Quem somos?

Somos a Livelab, um laboratório de inovação social que desenvolve e aplica estratégias de jogos colaborativos para a transformação positiva.

Mais informações e parceiros na página Sobre.

Quem pode jogar Jornada X?

A Jornada X tem como público alvo crianças e jovens de 13 a 25 anos.

Professores, pais e responsáveis também podem participar, atuando como Game Master ou Aliados dos jogadores.

Em março de 2021, iniciamos uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) para aplicar a Jornada X com os alunos da rede estadual.

 

Qual é o benefício para alunos/as?

As metodologias gamificadas colaborativas, somadas à tecnologia digital e ao maior acesso à internet, são poderosos instrumentos para acelerar o aprendizado, promover a participação comunitária e a transformação socioambiental.

E as competências socioemocionais?

Ao avançar no jogo, os jovens são estimulados a desenvolver competências socioemocionais como autoconhecimento, autonomia, empatia, persistência, organização, senso de responsabilidade para com a comunidade, entre outras.

Assista aos depoimentos de Game Masters que aplicaram o jogo na Escola Estadual Cidade de Hiroshima-SP.

Quais projetos são realizados?

A Jornada X já foi aplicada com milhares de jovens no Brasil e no mundo em diversas áreas: preservação do meio ambiente, proteção das águas, revitalização urbana, restauração de edifícios, apoio às vítimas da covid19, arrecadação de alimentos, entre outras.

Assista aos depoimentos dos Game Masters da Jornada X - Primavera X, gincana para proteção e recuperação das águas no Brasil (ODS 6).

Como jogar durante a pandemia?

No contexto de pandemia e adaptação ao ensino remoto, lançamos a Jornada X - Operação Antivírus 2 para apoiar as principais vítimas afetadas pela pandemia e o isolamento social.

Para estimular os jogadores a escolherem e solucionarem seus desafios, incluímos 7 sugestões: combate a fake news, auxílio ao comércio local, apoio aos grupos de risco, suporte à saúde emocional, exclusão digital, falta d'água e escassez de recursos.

Assista ao vídeo documentário da primeira edição da Operação Antivírus.

Como aplicar o jogo?

Confira as instruções e baixe os manuais na aba seguinte.

Manual do Game Master

O Manual do Game Master é uma caixa com ferramentas e dicas (toolkit) para professores/as aplicarem o jogo com os jovens.

Escolha um dos jogos e baixe o Manual correspondente:

Jornada X - Operação Antivírus 2

Jogo Jornada X

Jornada X - Operação Antivírus 2

O jogo Jornada X - Operação Antivírus 2 é uma sequência de missões desenvolvidas para serem aplicadas tanto no contexto de isolamento social quanto no retorno às aulas.

Assista ao vídeo chamado de 30 segundos.

Jornada X

O jogo Jornada X é a sequência clássica de 6 jornadas que desafiam os jogadores a planejarem e executarem ações colaborativas em escala local, municipal, regional e continental.

Assista ao vídeo chamado de 90 segundos.

Dúvidas? Assista aos vídeos no nosso canal do Youtube, participe do Grupo de Game Masters no Facebook ou entre em contato conosco.

Contato

Estamos à sua disposição!